Davi Anjos's profile

UI/UX: ZON- Plataforma para imigrantes BR em PT

UI/UX design: Projeto ZON— Plataforma para imigrantes brasileiros em Portugal
Este é um projeto desenvolvido no curso de UX/UI Designer pela Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC).

O projeto percorreu todas as etapas do processo de design do “Double Diamond” (imagem abaixo): descoberta, definição, desenvolvimento e entrega, com o objetivo de criar uma solução digital para o imigrante brasileiro em Portugal.
Contextualização:

O movimento migratório de brasileiros para Portugal é uma realidade conhecida por todos e os objetivos de saída do país de origem são diversos, entre eles, a busca de novas oportunidades de trabalho, estudos, experiência no exterior, melhoria na qualidade de vida, entre outros. Na chegada ao novo país surge um processo de adaptação para a integração no âmbito profissional, civil, financeiro, familiar e outras áreas. Na busca por adequação no novo ambiente, o imigrante recorre muitas vezes a internet para entender os diversos processos que lhe auxiliará nas questões de ajustes ao novo local.
O brasileiro na busca de informação sobre migração, recorrerá a sites sobre o tema, as páginas do governo, onde as informações são geralmente complicadas e as comunidades em redes sociais, para conversar com pessoas que estejam ou já passaram pela mesma situação.
Os imigrante com mais dinheiro vão procurar um advogado e/ou uma assessoria que irá cobrar um valor somente para dizer qual a informação certa para o seu perfil de busca.
Está problemática é uma experiência pessoal que eu vivi alguns anos atrás e continuo vendo a cada ano com o aumento do número de brasileiros em Portugal na busca de informação.
Como podem verificar no gráfico da revista Veja numa matéria de 2022, o número de brasileiros com o visto de residência aumentou muito o que significa o aumento do número de pessoas que estão nesse processo de mudança.
veja.abril.com.br — 27 jun 2022
A questão é como podemos ajudar essas pessoas a entender a sua situação e objetivos e encontrar a informação correta para a sua legalização no novo país.

As leis são diferentes para quem busca trabalho e universidades a partir do Brasil e já vem com um visto, das pessoas que estão como turistas e querem se legalizar, ou aquele jovem que entrou como estudante, quer trabalhar, porém o visto é somente para estudo. Os dilemas existem e a informação não está de forma clara e acessível.

Acredito que o UX/UI Design, pode ajudar numa solução, para essas pessoas, tornando a experiência de chegada ao país mais fácil no âmbito informativo.​​​​​​​
...
Desk Research

Foi utilizado nessa fase inicial o método Desk Research, em busca de informações sobre
o tema nos principais canais de informação.
Perfil dos brasileiros em Portugal

Os brasileiros em Portugal são muitos e o perfil é bem heterogéneo. São muitos estudantes de graduação, mestrado e doutorado. São investidores no mercado imobiliário, trabalhadores qualificados e não qualificados, empreendedores e aposentados.

Motivações

A motivações para a mudança não diferem tanto. Os estudantes em Portugal estão em busca de ter uma experiência fora ou aperfeiçoar o currículo. Além disso, muitos veem em Portugal uma maneira mais fácil de adquirir uma formação europeia e experiência profissional para depois mudar para outros países da Europa, ou voltar para o Brasil com um currículo com maior destaque, já que uma formação no exterior conta bastante aos olhos dos recrutadores.

A busca por qualidade de vida em Portugal é o principal motivo de mudança para Portugal entre os outros perfis. Mas quando falamos em qualidade de vida estamos englobando em um conjunto de fatores como o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, transporte, educação, saúde pública, poder de compra e segurança.

Quantos são?

De acordo com o último relatório do SEF — Serviço de Estrangeiros e Fronteiras — em 2021, estima-se que cerca de 698.887 mil pessoas estrangeiras vivam em Portugal. Dentre elas, 204.694 mil são brasileiros residentes no país, que em termos de percentagem, representam 29,3% dos residentes estrangeiros. Isso, sem contar com os brasileiros que estão ilegais.

Os brasileiros também tem grande destaque no pedido de cidadania portuguesa, ocupando o segundo lugar nos pedidos (os israelenses ocupam a primeira posição). Em 2021 foram 54.288 pedidos de nacionalidade, sendo a 13.328 de brasileiros.
Segundo o relatório, foram 39.406 concessões de Autorização de Residência em Portugal para brasileiros, dentre eles, 31,1% de reagrupamento familiar, 44,7% de atividade profissional, 10,8% para estudo, 9,3% para CRs (certificado de registro de cidadãos europeus) e 11,7% por outros motivos não especificados.


Relatos sobre burocracia na chegada a Portugal

Luciene Magalhães, de 44 anos, é um dos muitos casos de brasileiros que chegaram a Portugal para trabalhar, mas sem visto nem emprego. Ela saiu de Belo Horizonte em 2019, onde tinha uma loja de roupas.
Demorou quase 3 anos para conseguir se regularizar. Hoje, é cozinheira e trabalha com limpeza. Luciene afirmou que “foi muito difícil” reunir toda a documentação para entrar com o pedido do visto. “Para muitas coisas, foi preciso pagar pessoas para poder fazer”, falou. “Uma burocracia muito grande.”
Há vários perfis em redes sociais que oferecem ajuda para brasileiros tirarem documentos. Luciene contou ter pago € 300 pelo NIF (CPF português), pelo número da segurança social e para abrir uma conta em banco.
Os serviços são gratuitos, mas estrangeiros podem esbarrar em dificuldades. Para tirar o NIF, por exemplo, imigrantes precisam de um representante fiscal, que assumirá possíveis encargos em caso de inadimplência junto às Finanças (órgão equivalente à Receita Federal).

Segundo Cyntia, a Casa do Brasil recebe muitos casos de imigrantes em situação irregular que enfrentam dificuldade para alugar casa e abrir conta em banco, por exemplo.
“Muitas pessoas ficam em imenso sofrimento porque são lembradas pelo sistema constantemente que estão em situação irregular, apesar de contribuir, apesar de ter o seu contrato, trabalhar, pagar os seus impostos” disse”

Esse é o caso de Dáfny Reis, de 39 anos, que trabalha remotamente com redes sociais. Viajou para Portugal com o marido, um filho e uma filha recém-nascida. Como o visto para nômades digitais ainda não tinha entrado em vigor, a família consultou uma assessoria para verificar a melhor opção e escolheu entrar no país como turista.
Na chegada, com dificuldade para tirar os documentos, pagaram “horrores” por um serviço similar ao de Luciene. “A gente chega desesperado e muito na vontade de fazer as coisas acontecerem, então a gente acaba caindo nas garras desse tipo de assessoria”, desabafou.

A líder da Casa do Brasil de Lisboa enfatizou a importância de obter informações fidedignas antes de migrar. “Permite que essa migração seja mais planejada e que a própria experiência migratória seja mais protegida. Saber a situação real econômica e social do país. Saber coisas simples, tipo os [preços dos] aluguéis nas grandes cidades”, aconselhou Cynthia.


...


Pergunta de pesquisa

Depois de entender que o processo de migração dos brasileiros para Portugal geram problemáticas, foi possível responder as seguintes questões:

O que você quer descobrir? Qual o objetivo?

Como facilitar o imigrante brasileiro no processo burocrático da obtenção de documentos em Portugal.

Pergunta:

Como um brasileiro pode conseguir de forma gratuita e prática, informações para se regularizar em Portugal?

...

Stakeholders

Através de pesquisa anterior, foi feito um levantamento dos Stakeholders e criado o mapa de Stakeholders e a priorização dos Stakeholders para entender melhor sobre as partes interessadas.
Mapa de stakeholders
Priorização dos Stakeholders
...
Proto-persona
​​​​​​​
Foram criadas duas Proto-personas através do conhecimento dos stakeholders e Desk Research.

Proto-persona 1 — Carlos Machado
“Sempre senti vontade de ter uma experiência profissional e de vida fora do meu país.”

Dados demográfios
-25 anos
-Paulista
-Solteiro
-Não possuí filhos
-Estudante

Comportamentos e motivações
-Adora viajar.
-Está sempre na internet e rede sociais.
-Possui bolsa de estudos para um intercâmbio em Biologia Ambiental.
-Participa de conferências e seminários.
-Se considera amante da cultura geek.

Necessidades e Objetivos
-Está com o visto de estudante, mas quer saber se pode trabalhar.
-Tem dúvidas sobre o tempo e os meios para conseguir a Nacionalidade caso decida entrar no mestrado e ficar mais tempo.
-Quer viajar de carro e não tem certeza se pode usar a sua habilitação.

Proto-persona 2— Sofia Oliveira
“Desde que saí do Brasil há 5 anos, me tornei independente e tenho cada vez mais, melhorado a minha qualidade de vida.”

Dados demográfios
-34 anos
-Baiana
-Divorciada
-Possui uma filha
-Esteticista

Comportamentos e motivações
-Ama sua independência e momentos de lazer com amigos.
-Usa a internet para falar com família no Brasil e ver notícias do Brasil, Portugal e mundo.
-Sempre sonhou em dar melhores condições para a sua filha de 6 anos.
-Empresária, possuí o seu próprio espaço de estética.

Necessidades e Objetivos
-Quer saber se já possuí condições para dar entrada na sua Nacionalidade.
-A quantidade de clientes aumentou e precisa ter um espaço maior com mais uma pessoa para organizar a agenda e receber pessoas.
-Precisa transferir sua carteira de motorista para fins profissionais.

...
Benchmark

Foi usado o método do Benchmark para comparar os principais canais de informação para imigrantes brasileiros em Portugal e perceber as vantagens e desvantagens de cada um.
A Casa do Brasil em Lisboa
A Casa do Brasil de Lisboa desenvolve vários projetos com atividades que promovem a integração dos e das migrantes em Portugal, tais como: Gabinete de Orientação e Encaminhamento, Gabinete de Inserção Profissional, Grupo de Acolhida, Sessões Informativas e outros projetos na área dos acessos e da participação social.

SEF-Ser.v Estrang. Fronteiras
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) é um órgão do governo português que desempenha várias funções ligadas ao controle da imigração no país.

E-Portugal
Site de responsabilidade da Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA), tem como objetivo facilitar as interações entre cidadãos e empresas e o Estado, tornando-as mais claras e simples.

Euro Dicas
O Euro Dicas é um site brasileiro de informação sobre como morar na Europa, criado em 2014 por dois imigrantes que procuravam informações sobre como morar na Europa e não encontraram em um único lugar informações claras, fidedignas e de fácil compreensão, então decidiram criar o site.
...
Plano de Pesquisa

Matriz CSD
De forma a organizar o processo e o pensamento sobre o projeto foi criada uma Matriz CSD.
Um destaque na Matriz CSD para as questões relacionadas a dificuldade e frustrações na hora de obter informações de forma fácil.

Metodologias

Através das informações coletadas anteriormente, chegou-se a conclusão que as metodologias aplicadas seriam: Formulário e Entrevista de profundidade.
1-Formulários
Utilização de Google Forms ou Microsoft Forms para obtenção e análise dos dados.

2-Entrevistas:
Entrevista presencial com um gravador.

Artefatos

1-Formulários

 Formulário neste link
https://forms.gle/7MALwcwhQjY8nPn27 (copie o link e cole no navegador)

Resultados

Plataforma: Google Forms
Participantes: 10 pessoas
Faixa Etária: 26–40
Tempo em Portugal: 6 meses — 18 anos

80%
vieram inicialmente para estudo.

70%
disseram ser muito difícil ou difícil obter informações sobre documentação.

60%
indicaram não conhecer um site de fácil informação para obter informações sobre documentação, sendo que a maioria recorre aos sites do governo, consulado e até mesmo em sites de busca como Google e Bing.

20%
precisaram pagar um serviço para conseguir informações sobre como obter alguns dos documentos.

20%
tiveram algum tipo de dificuldade de obter informações sobre documentação.


Gráficos

2 — Entrevista com usuário

Material:
celular para gravar
papel e caneta.

Script:

Início
 ____________

Saudar o usuário e oferecer água ou café.

Obrigada por dedicar o seu tempo nessa entrevista. Eu estou no processo de formação da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia e estou desenvolvendo uma plataforma para ajudar brasileiros, como você que precisa algumas vezes informações sobre documentação.
A entrevista tem duração de certa de 15 minutos e eu farei várias perguntas.
Não se preocupe que tudo aquilo que você falar não será visto individualmente, mas como parte de um todo e não identificaremos ninguém. Também gostaria de dizer que não existe resposta certa ou errada e a sua opinião é muito importante para nós.
Você se importa se eu gravar essa entrevista?

Desenvolvimento
 ____________

-Qual foi o seu objetivo de vinda a Portugal?
-Sempre teve planos de viver em Portugal?
-Teve fácil acesso as informações para conseguir tirar todos os seus documentos?
-Quais os documentos possui no momento?
-Qual documento foi o mais difícil de obter? Por que?
-Como conseguiu informações de como obter esses documentos?
- Quais sites costuma usar para buscar esse tipo de informação?
-O que acha desses sites? São fáceis de entender?
-Já sofreu algum tipo de constrangimento para obter informações sobre documentação?
-Você teve que recorrer a pessoas mais experientes ou profissionais para entender os sites informativos sobre documentação?

Final
 ____________

Muito obrigada pela participação.
Você permite eu anotar os seus contatos para caso eu tiver uma dúvida?


Veja a entrevista:
Nome: Patrícia Silva
Nasceu no Espírito Santo
Vive em Portugal há 5 ano
Atualmente trabalha com Administração e marketing
Formação: Marketing
​​​​​​​

“Um site mais preciso e bem orientado acho que vai ser mais rápido para as pessoas que estão e as que estão vindo.”

Seu objetivo inicialmente foi o mestrado e logo após decidiu ficar. Antes de sair do Brasil tinha vários lugares em mente, mas encontrou em Portugal uma oportunidade para uma experiência no exterior.

Na chegada a Portugal foi viver em Torres Vedras e teve dificuldade de acesso a informações para conseguir toda a sua documentação.
Teve dificuldade com a documentação inicial — Manifestação de Interesse — para conseguir o visto, pois mudou o seu objetivo de estudar para trabalhar e com isso teve dificuldades de entender como faria esse processo, tornando o processo um pouco mais demorado.

A nossa entrevistada disse que para obter as informações precisou recorrer pessoas mais experientes (brasileiros que vivem aqui a mais tempo), sites informativos e um amigo advogado.

Ao perguntar sobre onde encontrou informações de mais fácil entendimento, a nossa entrevistada disse que preferiu os blogs do que os sites do governo, pela forma lógica e objetiva na divulgação das informações.

No final a entrevistada disse que um site mais preciso e bem orientado, vai ser mais rápido para as pessoas que já estão em Portugal e para as que ainda estão vindo.

...
Personas

Com a base de informações já mais desenvolvida, foi criado Personas com mais detalhes. Além dos dados demográficos, motivações, objetivos e frustrações, foi criado também o mapa de empatia.


Persona 1 - Thiago Oliveira​​​​​​​
Thiago vive no centro de Lisboa, em um quarto alugado Esta no mestrado em relações internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa, no centro da capital portuguesa. Trabalha meio expediente na parte administrativa de um espaço cultural. Sempre teve o desejo de viajar e viu a oportunidade de estudar fora a chance de um crescimento profissional e pessoal. Aproveita cada feriado para fazer uma viagem rápida dentro ou fora do país. Chegou no país com o visto de estudante mas mudou para estudante habilitado para trabalhar. Teve dificuldades de mudar a categoria do seu visto e por isso pagou um advogado para ajudar. Pensa em viver em Portugal para conseguir a nacionalidade e depois mudar para Dublin onde vive o seu irmão mais velho.

“Sempre desejei uma experiência fora do país, Atualmente trabalho e estudo na Europa”​​​​​​​
Mapa de Empatia
Persona 2 - Nathalia Silva
Nathalia é técnica em enfermagem. Mudou-se para Portugal com o seu marido Mateus pois queriam um lugar mais tranquilo para criar a filha pequena. Teve muita dificuldade de conseguir emprego com enfermagem então decidiu buscar em outra área. O primeiro emprego que encontrou foi numa fábrica em Castelo Branco que rapidamente se adaptou e cresceu profissionalmente. Hoje é supervisora e team leader numa empresa nacional. Vive bem próxima do trabalho o que lhe ajuda a estar muito presente com sua família e ter mais qualidade de vida.
Está juntando dinheiro pois quer montar um restaurante com o marido que é cozinheiro.

“Quero um lugar tranquilo para criar a minha filha, Sofia.”
Mapa de Empatia
Jornada do Usuário

Foi mapeada a jornada das duas personas, com o objetivo de analisar suas expectativas em cada momento, prever dificuldades e criar formas para solucionar problemas.

 Thiago Oliveira
Nathalia Silva
Needs Statements

Chegamos ao Needs Statements e percebemos que a necessidade dos usuários estavam relacionados em como obter informações de forma fácil e prática.


Thiago Oliveira
Precisa de um jeito de
obter informações de forma prática sobre documentação
para
viver legalmente em Portugal.


Natália Silva
Precisa de um jeito de
saber todos os documentos que sua família precisa em Portugal
para
viver com a sua família legalmente no paísIdeias


...

Geração de Ideias

Foi feito um levantamento de todas as ideias que poderiam ajudar com as necessidades dos imigrantes em obter informação e colocado no Grid de Priorização para entender qual seria o mais viável realizar.
Grid de Priorização
Foi escolhido a criação de um canal on-line com informações práticas para imigrantes, onde as informações possam estar bem classificadas para maior desempenho e rápidez na busca da informação.

Criação de Protótipo de baixa fidelidade

O protótipo de baixa fidelidade foi disponibilizado para três usuários/imigrantes para desenvolverem tarefas e assim, entendermos se seria fácil e simples a busca das informações sobre documentos em Portugal.


Objetivos do protótipo
Foram criadas para esse protótipo 3 tarefas:

Usuário entrou em Portugal com o visto de estudante mas precisa de informações sobre trabalho:

1) Usuário deseja saber se pode trabalhar com o visto de estudo
2) Usuário precisa entender melhor sobre o NISS
3) Usuário quer saber sobre trabalhar com recibos verdes

Ações a serem feitas:

1) Usuário deseja saber se pode trabalhar com o visto de estudo
2) Usuário precisa entender melhor sobre o NISS
3) Usuário quer saber sobre trabalhar com recibos verdes
Testes com o protótipo feito com os usuários

Material:
Computador
Aplicativo TEAMS (Office 365)
Documento com as questões
Protótipo no Figma

Script

Início
____________

Saudar o usuário.
Obrigada por dedicar o seu tempo nesse teste. Eu estou no processo de formação da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia e estou desenvolvendo uma plataforma para ajudar brasileiros, como você que precisa algumas vezes informações sobre documentação.
Eu te darei 3 tarefas para realizar na nossa plataforma. Imagine que você tem as dúvidas descritas nas tarefas e precisa conseguir as respostas na nossa plataforma.
Lembrando que o que está em teste é a nossa plataforma. Se você tiver alguma dificuldade, não se sinta mal. Nós queremos que você nos fale para podermos melhorar a nossa experiência.
Podemos
começar?
- Entregar as tarefas e começar…

Final:
Você tem algo a mais para acrescentar?
Muito obrigada pela participação.
Seu feedback é muito importante para nós. Posso pegar seus contatos para caso eu tiver uma dúvida?


Usuário Paulo Roberto
Link para o teste de usabilidade com o Paulo Roberto https://youtu.be/TsugkeKP_D8
Usuário Rafael Damas
Link para o teste de usabilidade com o Rafael Damas https://www.youtube.com/watch?v=Mpv7cTQ93i8
Usuário Jairo Bandeira
Link para o teste de usabilidade com o Jairo Bandeira https://www.youtube.com/watch?v=K35ZFNt1VuM
Tabela de resultados dos três usuários
...
​​​​​​​
Identidade Visual
Desenvolvimento da Identidade Visual
Pesquisa de Similares
Referências e conceitos
Escolha do logotipo
Versões


Cores e elementos de suporte


Tipografia


Utilização de fotos
Escolhendo personalidade para a marca

Quem é?
Uma pessoa que já vive em Portugal há anos e tem experiências em migração

Qual a Aparência?
Início dos 40, simpática e carismática

Qualificações?
Pessoa interessada em saber sobre migração e disposta em ajudar pessoa que querem entender sobre as burocracias de viver em Portugal

Introvertido ou extrovertido?
Estrovertida e sociavel

Usa Humor?
Não

Racional ou empático?
Empática

Formal ou informal?
Informal

Como a marca conversa?
Simpática, fala sempre diretamente para cada pessoa de forma fácil e clara.

Sobre o que fala?
Informação sobre documentação para brasileiros que vivem ou pretendem viver em Portugal

Atributos:
Calma, direta, empática, conselheira

Exemplos e situações estratégicas e contexto real:
Uma pessoa precisa entender se pode trabalhar com o visto de estudante e não encontra essa informação. A app vai aconselhar essa pessoa levando de forma rápida e clara para a informação desejada.
Informações sobre migração sem muita complicação!

Idade: 42
Profissão: advogada
Status: casada
Local: Lisboa
Personalidade: Calmo
Arquétipo: caregiver

Short Bio:
A Renata já vive em Portugal com a sua família há 10 anos e hoje em dia trabalha com migração. Mantém-se sempre informada sobre legislação e burocracias para brasileiros que pretendem viver de forma legal em Portugal. É sempre solicita e bem disposta. Sempre que pode tira dúvidas, mas de forma clara e direta numa conversa sem muitos termos complicados.
...
Criação de Wireframe
Protótipo de baixa fidelidade
Validação de Protótipo Alta fidelidade

Foram criados protótipos de alta fidelidade com breakpoints para adaptá-lo para o formato de Desktop, Tablet e Mobile.


Desktop: ​​​​​​​
Clique aqui para ter acesso ao protótipo.
UI/UX: ZON- Plataforma para imigrantes BR em PT
Published:

UI/UX: ZON- Plataforma para imigrantes BR em PT

Published: